Irmãos do Sagrado Coração



Novena do Sagrado Coração de Jesus

Herança deixada pelos fundadores,
trabalho apostólico contribui com espiritualidade e divulga carisma do Instituto





A Novena do Sagrado Coração de Jesus nasceu em 1947 na cidade de Campanha/MG, idealizada pelos Irmãos canadenses que fundaram o Instituto no Brasil. No Inicio, ela era apenas um pequeno panfleto dobrado que trazia a oração do Irmão Policarpo e algumas orações para serem rezadas a cada dia da novena. Com o passar dos anos, foi ganhando forma, com figuras e textos, até se tornar o livrinho com 16 páginas que existe atualmente.

Antes, era voltada somente para a Causa de Beatificação do Irmão Policarpo, mas, a partir de 2020, a Causa de Beatificação do Irmão Norbert também está sendo motivação de parte das orações.

A organização da novena é feita na comunidade dos Irmãos em São Paulo, de onde são encaminhadas, via correio, cerca de 38 mil livrinhos para todo Brasil. Também é em São Paulo que recebemos os pedidos de orações e doações que são feitos durante a novena.

A novena ao Sagrado Coração de Jesus parte de três princípios: O primeiro é um ato de obediência à ordem deixada por Jesus ressuscitado antes de subir aos Céus: “Ide por todo mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. (Mc 6,15). O segundo princípio está baseado na 11ª promessa deixada pelo Sagrado Coração de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque: “As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos para sempre no meu coração e jamais serão apagados”. O terceiro princípio vincula-se no artigo 114 de nossa Regra de Vida que diz: “Nossos fundadores nos deixaram, como herança, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Cristo, no seu mistério de amor, ocupa assim um lugar primordial na nossa vida de Irmãos do Sagrado Coração. Ele é o centro de nossas motivações e de nossas referências, como é o princípio de nossa doação total e de nossa ação apostólica.”

Partindo destes princípios, os Irmãos responsáveis pelas causas de Beatificação dos Veneráveis Irmão Policarpo e Irmão Norbert no Brasil preparam todo ano a novena preparatória para a Solenidade do Sagrado Coração, celebrada pela Igreja Católica, na sexta-feira seguinte após o Corpus Christi.

Além de proclamar o evangelho, propagar a devoção e viver a herança deixada por nossos fundadores, através dela, divulgamos a nossa espiritualidade, o nosso carisma e a nossa missão a todos os cantos do Brasil e agora, pelas redes sociais, além Brasil também.

Muitos Irmãos e colaboradores já deixaram sua marca na novena, seja com algum texto, imagem ou sugestão. É uma novena feita com muito amor e dedicação, desde a redação dos textos, que exige muito estudo, a diagramação na gráfica do Colégio Cristo Rei, a montagem dos envelopes em São Paulo, conforme os pedidos dos devotos e a realização das mesmas nas comunidades.

Enfim, é um trabalho gratuito, Apostólico e Pastoral realizado pelos Irmãos do Sagrado Coração no Brasil, muito prestigiado pelos Irmãos de outras províncias e pelos devotos que rezam a novena.

Muitos testemunhos de graças e curas são, por nós, recebidos. Esse trabalho apostólico, somado a muitas outras ações, permite afirmar que “Pertencer ao Instituto hoje é crer no amor de Deus, viver esse amor e propagá-lo; contribuindo na evangelização como religiosos educadores.” (RdV 13)



Faça sua Doação!
Faça sua Doação!
Ler mais +
Palavras do Superior Geral e Provincial
Palavras do Superior Geral e Provincial
Ler mais +
Novena 2021
Novena 2021
Ler mais +
Testemunhos
Testemunhos
Ler mais +
Venerável Irmão Policarpo
Venerável Irmão Policarpo
Ler mais +
Venerável Irmão Norbert
Venerável Irmão Norbert
Ler mais +
Div Sede Provincial
Rua São Vicente de Paulo, 364 . São Paulo-SP
CEP: 01229-010 . Tel (11) 3825-9210
Email: provinciadobrasil@gmail.com
  © 2014 IRSC - Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.