Irmãos do Sagrado Coração
Nossa Senhora da Saúde
08/06/2023 - Nossa Senhora da Saúde
 
Nossa Senhora da Saúde
 
 
Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível”. Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela.
 Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”. (Lc 1,35-45)
 
Há muitos títulos que costumamos utilizar para nos referirmos à nossa querida Mãezinha do Céu:  Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora de Fourvière; Nossa Senhora de Fátima, cuja imagem ilustra este artigo, e por aí se vai. Um dos títulos mais populares que vale a pena destacar aqui, é: Nossa Senhora da Saúde. E ao analisarmos bem o Evangelho segundo São Lucas, que por sinal era médico, fica fácil entender a razão desta invocação. Segundo a OMS definiu em 1946: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença ou enfermidade. E a questão é: o que teria motivado Maria a visitar sua prima, Santa Isabel, senão o desejo de contribuir para com seu bem-estar físico e mesmo mental? Não teria ela levado em seu ventre Aquele sem o qual as nossas almas estariam na mais profunda aridez? Maria foi o canal do qual Deus, em sua infinita bondade e misericórdia se serviu, pela encarnação de seu Filho, para nos trazer vida e vida em abundância (Cf Jo 10,10). E não me parece haver a menor sombra de dúvidas de que será, ao nos deixarmos introduzir por ela nos mistérios do Coração de seu Filho, que construiremos uma sociedade mais saudável, feliz e justa. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós.

Div Sede Provincial
Rua São Vicente de Paulo, 364 . São Paulo-SP
CEP: 01229-010 . Tel (11) 3825-9210
Email: provinciadobrasil@gmail.com
  © 2014 IRSC - Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.