Irmãos do Sagrado Coração
Palavras do Superior Geral e Provincial Voltar
Palavras do Superior Geral e Provincial
- Palavras do Superior Geral e Provincial


MENSAGEM DO SUPERIOR GERAL - ROMA
 

 
Ao adentrarmos neste momento de oração, celebramos a maravilha do amor de Deus por nós. Refletir e honrar Seu Sagrado Coração por meio desta novena é primeiro reconhecer o amor incondicional de Deus por todos e, segundo, se esforçar para se tornar um agente desse amor para com todos.
Quase duzentos anos atrás, nosso fundador, Padre André Coindre, viu o amor de Deus como um fogo que arde no fundo de nossos corações, um fogo cuja fonte é o próprio Coração de Jesus. Assim, celebramos nossa experiência do amor constante e duradouro de Deus.
Essa experiência vem através da família e dos amigos, através daqueles que nos amam e cuidam de nós. Também encontramos o amor de Deus na oração e nos sacramentos, especialmente na Eucaristia e na reconciliação.
Essa mesma experiência queimou no coração dos primeiros missionários no Brasil e continua hoje em nossos irmãos e nos que trabalham conosco.
Quando perguntaram ao nosso Venerável Irmão Norberto sobre as suas frequentes visitas à capela, disse simplesmente que se sentava ali e "deixava o amor de Deus entrar". É esta presença e esta experiência pessoal que são fontes do fogo do amor de Deus em cada um de nós.
Mas o amor de Deus não é simplesmente pessoal. Uma vez que experimentamos esse amor por nós mesmos pessoalmente, em resposta, não podemos deixar de propagá-lo.
Na verdade, o Padre Coindre escreveu na nossa primeira Regra: “os Irmãos do Coração de Jesus se empenharão em difundir este fogo para todos os corações, tendo-o retirado do Sagrado Coração de Jesus Cristo”.
O amor de Deus nunca é limitado, nunca é apenas para mim. Uma vez que experimentamos esse amor, nós o proclamamos a todos, com palavras e ações. Esta novena é uma oportunidade perfeita para oferecer nossa ação de graças privada e pública por tudo o que Deus tem feito por nós, faz por nós a cada dia, e, fielmente, fará por nós no ano que vem. Mas, ainda mais, damos vida a esse amor no que fazemos.
Às vezes, é assustador imaginar que somos cocriadores com Deus do Reino em nosso meio. Esse Reino de esperança, de confiança e de amor surge por sua ação e pela nossa.
Como observou Santa Teresa de Ávila, Cristo agora não tem corpo senão o seu, nem mãos, nem pés além dos seus. E assim, o nosso lema como Irmãos do Sagrado Coração nos desafia - AmeturCor Jesu - para que o Coração de Jesus seja amado. Ele nos desafia a celebrar o amor de Deus em oração e em música, compartilhando as escrituras e os eventos de nossas vidas. Também nos desafia a sermos instrumentos desse mesmo amor e a compartilharmos esse sentimento com os outros, para que também eles possam amar a Deus por nossa intercessão e por nossa ação.
Por isso, espero que durante esta novena, não apenas encontremos tempo para celebrar o amor de Deus por nós pessoalmente, mas sejamos agentes desse amor e o tornemos conhecido, especialmente para aqueles que mais precisam nestes tempos de pandemia. .
Então, nosso lema e nossa esperança compartilhados ecoarão nestes dias em oração e em ação, AmeturCor Jesu!

Ir. Mark Hilton, SC
 



MENSAGEM DO PROVINCIAL - BRASIL


 
São 75 anos de história em terras brasileiras. São milhares de pessoas atendidas e gratas por nossas ações. São formadores de opiniões que passaram por nossas obras e hoje trilham o caminho do bem.
A Jesus nossa imensa gratidão. A Maria, nossa mãe bondosa, que sempre intercedeu por nós, seus filhos amados, nessa caminhada de alegrias e dificuldades, entregamos os próximos anos de missão do nosso Instituto no Brasil e no mundo.
A todos os nossos colaboradores, benfeitores, voluntários, funcionários, família dos Irmãos e ex-irmãos, que fizeram parte desses 75 anos de atuação da nossa Província, nossos sinceros agradecimentos.
Aos Irmãos que doaram e doam a vida por Crer, Viver e Propagar o amor de Deus, minha admiração e pedido de bênçãos.
E a você, Devoto dessa novena, sem o qual não existiria, nossa mais profunda gratidão por tantos anos de parceria. Continuem rezando por nós. Pedimos ao Espírito Santo de Deus que inunde seu coração com muito amor, saúde e paz, para que estejamos juntos por muitos outros 75 anos.

Fraternalmente;

Irmão Juvânio Gonçalves Costa, SC


Div Sede Provincial
Rua São Vicente de Paulo, 364 . São Paulo-SP
CEP: 01229-010 . Tel (11) 3825-9210
Email: provinciadobrasil@gmail.com
  © 2014 IRSC - Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.