Irmãos do Sagrado Coração
Novena 2021 Voltar
Novena 2021
- Novena 2021


- Oração Inicial -


 Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!
Salve os Sagrados Corações de Jesus e de Maria! Salvem!
 
Iniciemos nosso encontro invocando a Santíssima Trindade: Em Nome do Pai... (Pode ser Cantado).

Vinde Espírito Santo...
 
Queridos Irmãos e Irmãs, que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco! 
Bendito seja Deus que nos reuniu no Amor de Cristo.
 
Em alguns instantes apresentemos a Deus nossos pedidos e orações. (Em silêncio ou partilhado)
 
Oremos: Senhor Jesus, que inspirastes ao irmão Policarpo e ao irmão Norbert um amor ardente por vosso coração e um zelo incansável pela juventude e pela missão, concedei-nos pela intercessão de vossos servos, os favores que solicitamos. Para que eles sejam glorificados na Igreja e que imitemos o seu amor ao vosso Coração Sagrado. Vós que sendo Deus, viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém!


Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em vós!
Sagrado Coração de Jesus, glorificai os vossos servos!

 
 

 
- Oração Final -


Chegando ao final de nossa novena ao Sagrado coração de Jesus, apresentemos a Ele as intenções comunitárias para este ano:

- Pela Igreja Católica, nosso Papa, nosso Bispo Diocesano e os nossos padres, para que Deus seja sua força e guia, rezemos: Coração de Jesus, Ouvi-nos!
- Pelas Irmãs e Irmãos consagrados a Deus, para que sejam testemunho do Reino aqui na terra, rezemos:
- Pelos Irmãos do Sagrado Coração, para que sejam perseverantes na vocação assumida, rezemos:
- Pela Pastoral Vocacional dos Irmãos, para que Deus envie boas e santas vocações a este Instituto, rezemos:
- Pelas Obras sociais, pastorais e escolares dos Irmãos, para que o amor de Deus seja derramado na sociedade, rezemos:
- Por todos os devotos que rezam esta novena, para que alcancem as graças desejadas, rezemos:
 
Confiando na intercessão da boa mãe, rezemos três Aves Maria... Ave Maria...
 
Oremos: Concedei, ó Deus todo-amoroso, que alegrando-nos com a celebração do Sagrado Coração do Vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, dessa fonte de vida, uma torrente de Graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santos. Amém.
 
Benção Final: A você, que hoje rezou esta novena, que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre sua existência! A luz de Cristo brilhe suave em sua face! Que uma chuva de graças caia de mansinho em sua vida! E, até que nos encontremos de novo, Deus o guarde na palma de suas mãos e o abençoe rica e poderosamente, em tudo e sempre! Amém! Assim seja, hoje e sempre! Amém!
 
Canto do refrão: Coração Santo, Tu reinarás; Tu nosso encanto, sempre serás! 

Amado Seja o Coração de Jesus!
Amado Seja o Coração de Maria!
 




1º DIA – Coração chagado com as ingratidões,
friezas e desprezos com meu Próximo


 
ORAÇAO INICIAL: Pág.: 4
 
CANTO: Sim, eu quero, que a luz de Deus que um dia em mim brilhou, jamais se esconda. 
E não se apague em mim o seu fulgor. Sim, eu quero, que o meu amor ajude o meu irmão, a caminhar guiado por tua mão, em tua lei, em tua luz, Senhor!
 
REZANDO COM A HISTÓRIA: Queridos devotos, estamos em festa! Estamos celebrando 75 anos de presença em terras brasileiras e 200 anos de fundação no mundo. Aqueles que acompanharam nossa novena, nestes dois últimos anos, puderam aprofundar em nossa história e missão. Neste ano não poderia ser diferente... Nestes nove dias que caminharemos juntos, iremos relembrar a história dos irmãos no Brasil e no mundo. A princípio pode parecer um pouco repetitivo, mas, quando estamos felizes, queremos compartilhar nossa alegria com as pessoas que amamos! Assim sendo, iniciamos nossa história, dizendo que há 200 anos, um padre diocesano chamado André Coindre, fazia suas missões pelos povoados de Lion, levando a palavra de Deus às terras distantes e propagando o amor de Jesus. Neste caminhar missionário, encontra, após um grande sermão na Catedral de Lion, duas meninas abandonadas, com fome e com frio...

 
PALAVRA DE DEUS: Lucas 10, 25-37
 
BREVE MOMENTO DE SILÊNCIO... O QUE ESTA PALAVRA ME DIZ HOJE?
 
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO: “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá”. (Salmos 37, 5)

 
REFLEXÃO PESSOAL OU PARTILHA DA PALAVRA: Em 2019, nosso Ano Vocacional, refletimos o Tema: Amado Seja o Coração de Jesus! Um grito, um apelo que deve ecoar em todos os cantos do mundo. Em 2020, tivemos como tema: Corações Amados com o Amado Coração! Uma reflexão que nos levou a perceber que somos amados e que devemos ser reflexos do Coração de Jesus. Neste ano vamos adentrar na ferida do Coração. Um coração chagado pela lança das ingratidões, friezas e desprezos. Na leitura de hoje, vemos um ser humano jogado à margem do caminho, vários personagens passam por ele, mas nada fazem. Apenas um parou, viu, sentiu compaixão e cuidou dele. Recordas dos propósitos da Campanha da Fraternidade 2020? Quem seria você nesta história? Quem são nossos próximos jogados pelo caminho?

 
TODOS: Senhor Jesus, esteja comigo nesta novena. Que eu aprofunde em sua palavra e retribua esse amor incondicional que tens por mim! Ajude-me a não tratar o meu próximo com ingratidões, friezas e desprezos. Senhor ensina-me a amar o meu próximo! Amém.

 
ORAÇÃO FINAL: Pág.: 5

 
Acompanhe a novena e notícias dos irmãos pelo
Site: www.irsc.org.br - Facebook/Instagram: Irmão Policarpo
 

 
2º DIA – Coração chagado com as ingratidões,
friezas e desprezos com nossa Família


 
ORAÇAO INICIAL: Pág.: 4
 
CANTO: Abençoa, Senhor, as famílias! Amém! Abençoa, Senhor, a minha também!
 
REZANDO COM A HISTÓRIA:
 É preciso fazer algo por elas! Não basta rezar ou conhecer a realidade, é preciso ação! E assim se fez... Após encontrar um abrigo para estas duas meninas com uma filha espiritual chamada Claudina Thévenet, que hoje é Santa, começam a buscar mais abrigo para as meninas que estão em situação de rua e abandonadas. Depois, percebe que é preciso ir além. Vai em busca dos meninos, principalmente os delinquentes, “os que não tem solução” ou que “estão perdidos”. Para estes, Padre André, além de arrumar alguém que cuide deles, ainda dá uma casa e trabalho. Tudo isso com o pouco dinheiro que tinha e com o dinheiro de sua família. Sofreu muito preconceito e desprezo, por cuidar de crianças assim. Como pode uma pessoa tão importante se preocupar com esse “tipo de gente”?
 
PALAVRA DE DEUS: Lucas 19, 1-10
 
BREVE MOMENTO DE SILÊNCIO... O QUE ESTA PALAVRA ME DIZ HOJE?
 
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO: “Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor”! (Salmo 31,24)

 
REFLEXÃO PESSOAL OU PARTILHA DA PALAVRA: “Eis aqui o coração que tanto amou os homens, até se esgotar e consumir para testemunhar-lhe seu amor...”um coração que percebe cada detalhe em sua volta. Hoje Zaqueu se esforça, sobe em uma árvore, apenas para “ver” Jesus. Mas Cristo, vendo esta demonstração de amor, vai ao seu encontro e oferece sua amizade (comer juntos). Nesse encontro cara a cara, sem cobranças, mas com muito amor, Jesus transforma sua vida. Estamos atentos as realidades em nossa volta? Em nossa casa conversamos sobre sentimentos, dificuldades, problemas ou assuntos pessoais? Estamos atentos aos sinais de nossa família sobre a solidão, o abandono ou vontade de desistir de tudo? Basta um olhar atento, enxergar além do tumultuo, das multidões, das informações sem importância... Basta olhar com amor!

 
TODOS: Senhor Jesus, hoje peço por minha família. Cuida deles por mim! Abençoaos com seu amor e bondade. Dá-nos força na caminhada do dia a dia e faz-nos 
perceber as dificuldades do outro. Obrigado Senhor porque sempre estás comigo e é o meu amparo. Amém.
 
ORAÇÃO FINAL: Pág.: 5


“Agradecemos a você que nos envia doações e pedidos de oração. Sua
participação é muito importante! Desculpe pela letra pequena. Reze sempre por
nós, pois sempre estamos rezando por você! Continuemos firmes nesta
caminhada com fé e devoção!”
 

3º DIA – Coração chagado com as ingratidões,
friezas e desprezos com nossos Idosos


 
ORAÇAO INICIAL: Pág.: 4
 
CANTO: Cristo é a felicidade, Cristo é a felicidade! Sem ter amor nesta vida não há, quem seja feliz de verdade!

 
REZANDO COM A HISTÓRIA: Criado então duas obras chamadas de Piedosa União, para as meninas e Piedoso Socorro para os meninos, Padre André chama amigos para se consagrarem a Deus e cuidar de suas obras. Dez corajosos jovens toparam o desafio e em 30 de setembro de 1821, professavam seus votos de pobreza, castidade e obediência de forma privada. Nascia naquela pequena capela lateral da grande Catedral de Fouvière o Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração. A partir daquele momento, as obras passam a ser responsabilidade dos irmãos e o Padre André nosso pai e benfeitor. Confia o Pio Socorro aos cuidados do Irmão Xavier (primeiro irmão do Instituto), que com muita luta, mantém de pé o instituto após a morte do fundador, cinco anos depois, em 1826.

 
PALAVRA DE DEUS: Lucas 21, 1-4
 
BREVE MOMENTO DE SILÊNCIO... O QUE ESTA PALAVRA ME DIZ HOJE?
 
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO: “Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livrará no dia do mal”. (Salmos 41,1)

 
REFLEXÃO PESSOAL OU PARTILHA DA PALAVRA: A leitura de hoje é pequena, mas de uma profundidade grande! A pobre viúva fez sua oferta e a fez com amor. Imagino esta viúva uma senhora, que encontrou o verdadeiro significado da vida: Dar sem esperar nada em troca, confiando em Deus e em sua misericórdia. Ninguém é tão pobre que não possa dar e ninguém é tão rico que não possa receber. Lembremos neste dia de nossos idosos que depois de percorrer a longa jornada da vida, são tratados com ingratidões, friezas e desprezos. Nos falta paciência para ouvir suas histórias ou reclamações. Esquecemos que um dia estaremos nesta mesma situação. Quantos idosos tendo que viver com suas “duas moedas...” quantos idosos deixados aos cuidados de estranhos... quantos idosos querendo um pouquinho de atenção... o que você pode fazer hoje?

 
TODOS: Obrigado Senhor pelos nossos Idosos, pela sabedoria que eles nos deixaram com sua experiência de vida. Abençoe aqueles que já estão no céu e 
cuide daqueles que estão aqui na terra. Coração de Jesus, como a viúva do evangelho, quero ser generoso com sua obra, com meu próximo e comigo mesmo. Amém.
 
ORAÇÃO FINAL: Pág.: 5

DESAFIO DO DEVOTO: Escreva-nos uma história nos contando desde quando
você é devoto, um testemunho, algo sobre os encontros ou graças alcançadas.
Queremos publicar em nosso site e arquivar em nossos Documentos da Causa...
Podemos contar com você?
 

4º DIA – Coração chagado com as ingratidões,
friezas e desprezos com os imigrantes


 
ORAÇAO INICIAL: Pág.: 4
 
CANTO:  Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás, contigo pelo caminho, Santa Maria vai! Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem! Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem!

 
REZANDO COM A HISTÓRIA: Após um tempo de muitos conflitos, chega ao nosso Instituto o jovem Jean Hipólito Gondre. Um menino do interior, com 26 anos e que era muito querido em seu povoado. Este, após concluir sua formação, professa seus votos e passa a se chamar Irmão Policarpo. Foi um presente de Deus ao Instituto, pois quase deixamos de existir! Com a ajuda do Irmão Xavier e do Irmão Adrien, Policarpo assume como primeiro Irmão Superior, cria normas, regulariza a formação e dá novamente vida a chama que antes estava se apagando... Com seu exemplo de vida, muitos jovens ingressam no Instituto e nossa missão se amplia além França. Da França os Irmãos vieram para os Estados Unidos, dos Estados Unidos ao Canadá e do Canadá ao Brasil...

 
PALAVRA DE DEUS:  João 4, 7-29
 
BREVE MOMENTO DE SILÊNCIO... O QUE ESTA PALAVRA ME DIZ HOJE?
 
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO: “Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem”. (Salmos 17,5)

 
REFLEXÃO PESSOAL OU PARTILHA DA PALAVRA: Jesus hoje se encontra com uma mulher e além de ser mulher é Samaritana. Há aqui uma questão de sexualidade, religião e etnia. Para os judeus (discípulos) isso é inaceitável. Mas para Jesus é algo normal e bom. Estar com o diferente faz crescer. Em seu coração não há barreiras ou divisórias... cabem todos e todas! É muito triste quando os seguidores de Jesus causam estas divisões “em nome do Evangelho”. “Esquecemos que o que estava dividido, unidade ele traz”. Esquecemos que Ele veio para que TODOS tenham vida e a tenham em abundância. Esquecemos que para ser reconhecidos como seus discípulos é preciso amar UNS aos OUTROS, assim como Ele nos amou. Chega de intolerância, racismo ou preconceito travestidos de religiosidade! O Evangelho não tem justificativas... é pegar ou largar!

 
TODOS: Coração Sacratíssimo de Jesus perdoe meus julgamentos. Não quero ser juiz de ninguém, esta função não é minha e sei que da mesma forma que julgo, serei julgado! Transforma meu coração para que eu possa sentir compaixão pelas dores dos imigrantes, dos povos oprimidos, daqueles que estão distantes de minha
realidade. Amém.
 
ORAÇÃO FINAL: Pág.: 5

 Que tal consagrar sua Vida a Deus, sendo um Irmão Religioso?
 

5º DIA – Coração chagado com as ingratidões,
friezas e desprezos com os Doentes


 
ORAÇAO INICIAL: Pág.: 4
 
CANTO: Eu confio em Nosso Senhor com fé, esperança e amor!
 
REZANDO COM A HISTÓRIA: Em 05 de Outubro 1945, quatro irmãos canadenses chegavam ao Rio de Janeiro para sua nova fundação, na Cidade de Campanha - MG. Os Irmãos canadenses eram: Luís Geraldo, Sylvain, Alfredo e Irmão Simeão, do qual é chamado de Fundador aqui no Brasil. Foram 21 dias de navio em um período de pós guerra mundial... Imagina os perigos! E isso é algo que queremos reforçar: Nosso Instituto nasce num período crítico pós Revolução Francesa e nossa província num período pós Guerra Mundial. Em meio a tantos fatos ruins, a esperança nasce do caos... Mas voltando a narrativa, após alguns dias no Rio de Janeiro, em 14 de outubro, chegam a Minas Gerais e assumem o Ginásio São João, na cidade, como já dito, de Campanha. Eles têm que aprender a língua portuguesa, se adaptar aos costumes e a cultura. Tudo é novo, tudo é difícil, mas nada é impossível!

 
PALAVRA DE DEUS: Lucas 8, 43-48
 
BREVE MOMENTO DE SILÊNCIO... O QUE ESTA PALAVRA ME DIZ HOJE?
 
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. (Salmo 46,1)

 
REFLEXÃO PESSOAL OU PARTILHA DA PALAVRA: Estamos no meio da novena e não podemos esquecer das chagas causadas no Coração de Cristo quando tratamos com ingratidões, friezas e desprezos o meu próximo, a minha família, os idosos, os imigrantes e os doentes. É preciso perceber a dor do outro, mesmo que isto me custe sair da área de conforto. Que situações te toca? O que faz você dizer: isso não pode estar acontecendo! A mulher vence as barreiras e ao tocar em Jesus fica curada. Mas Jesus percebe que somente a cura não basta, é preciso dar atenção, cuidado e amor. Mais do que remédio, nossos doentes precisam deste amparo, do estar junto, do olhar no olho e dizer: não se preocupe, estou aqui! Peçamos ao Coração de Jesus que nosso SUS seja levado a sério por nossos governantes e que a saúde não seja privilégio de poucos.

TODOS: Sacratíssimo Coração de Jesus, cuida dos nossos doentes. Afasta de nós todo mal! Protege aqueles que amamos e dai saúde aqueles que vos pedem. Senhor, confiamos em tua bondade e como aquela mulher quero tocar em seu manto e dizer: Te Amo Senhor! Amém.

 
ORAÇÃO FINAL: Pág.: 5
 
A novena é dedicada ao Coração de Jesus, mas pedimos também pela Beatificação do Venerável Irmão Policarpo. A partir do ano passado, soma-se aos nossos pedidos a Beatificação do Irmão Norbert. É mais um futuro santo a interceder por nós!
 
 
 
6º DIA – Coração chagado com as ingratidões,
friezas e desprezos com as Amizades


 ORAÇAO INICIAL: Pág.: 4
 
CANTO: Procuro abrigo nos corações, de porta em porta desejo entrar. Se alguém me acolhe com gratidão, faremos juntos a refeição. Se alguém me acolhe com 
gratidão, faremos juntos a refeição.
 
REZANDO COM A HISTÓRIA: Depois de um tempo instalados e adaptados, começam a se expandir as obras e trabalhos Brasil adentro... Primeiro chegam em 1950, na cidade de Três Pontas – MG, depois, em 1954, na cidade de Paraguaçu – MG. No ano seguinte, em 1957, na cidade de Marília – SP. Em 1965 foi um ano promissor, pois abríamos nossa primeira obra no Paraná, na cidade de Ivaiporã. Também neste ano chegamos à capital paulista, São Paulo e no Distrito Federal. Em 1978, chegamos a Ponta Grossa e Guarapuava – PR. Depois, em 1993, Bauru e no ano seguinte, 1994, à Lins e Araçatuba –SP. Além desses lugares, tivemos presença em Itu (1967), Belo Horizonte (1979), Alfenas (1980), Divisa Nova(1983), Porto Alegre do Norte - MT (1987), e temos uma casa de descanso e encontros em Bertioga. É a semente lançada em terra boa que dá os seus frutos cem por um!

 
PALAVRA DE DEUS: Lucas 5, 18-26
 
BREVE MOMENTO DE SILÊNCIO... O QUE ESTA PALAVRA ME DIZ HOJE?
 
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança”. (Salmo 4,8-9)

 
REFLEXÃO PESSOAL OU PARTILHA DA PALAVRA: Hoje percebemos o valor da amizade. Quem tem um amigo, tem uma segunda família, encontrou um tesouro. É uma pena que hoje em dia nossas amizades muitas vezes não são duradouras e que por pouca coisa deixamos de nos falar. As amizades se vão por fofocas, traições e comportamentos inadequados. Amizades se desfazem a ponto de se tornarem inimigos mortais. Essas situações de ingratidões, friezas e desprezos entre amigos causam uma ferida no Coração de Jesus. Ele não quer servos, mas amigos... Jesus cura o paralítico não porque o paralítico quis, mas por causa da fé de seus amigos. Que ele abençoe nossas amizades e que cuide daqueles que amamos.

 
TODOS: Ó bondoso Coração de Jesus, afasta de mim todos aqueles que possam me prejudicar. Que minhas amizades sejam para o meu crescimento e para minha salvação. Abençoa Senhor o (diga nome dos seus amigos/as), sua vida, seu trabalho, sua vocação. Por fim, Senhor, quero ser teu amigo, estar contigo e aprender de você que é manso e humilde de coração. Amém.

 
ORAÇÃO FINAL: Pág.: 5
 
 “Como está sendo a novena deste ano? Quais são seus pedidos de oração?
 

7º DIA – Coração chagado com as ingratidões,
friezas e desprezos com o Meio Ambiente


 
ORAÇAO INICIAL: Pág.: 4
 
CANTO:  O povo de Deus no deserto andava, mas à sua frente alguém caminhava. O povo de Deus era rico de nada, só tinha a esperança e o pó da estrada... Também sou teu povo, Senhor, e estou nessa estrada, somente a tua graça me basta e mais nada!

 
REZANDO COM A HISTÓRIA: Outro fato que queremos compartilhar é que outubro é um mês muito especial para nós; Além de comemorar nossa fundação em terras brasileiras, celebramos o nascimento e a morte de nosso fundador, Irmão Simeão. Em 14 de outubro de 1824 acontece a fundação Oficial do Instituto com o ofício dos votos públicos dos Irmãos, na França. Também em 15 de outubro de 1986, o Conselho Geral aprova nossa fundação como nova Província. Tornamo-nos independentes e responsáveis pelos cargos de direção e administração. De lá pra cá, tivemos dezessete superiores gerais e sete provinciais que dedicaram suas vidas para que as obras continuassem. Foram nossos Superiores Provinciais os Irmãos: Olinto (1986-1989), Domingos (1989-1995/1998-2001), João (1995- 1998), Romão (2001-2007), Juvenal (2007-2010), José Roberto (2010-2016) e Juvânio (2016-2022). A eles nossas orações e agradecimentos!

 
PALAVRA DE DEUS: Lucas 7,36-50
 
BREVE MOMENTO DE SILÊNCIO... O QUE ESTA PALAVRA ME DIZ HOJE?
 
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”. (Salmo 121,1-2)

 
REFLEXÃO PESSOAL OU PARTILHA DA PALAVRA: O evangelho por si já diz tudo. A atitude da mulher arrependida diante dos pés de Jesus fala mais do que mil palavras... Mas, além da reflexão sobre arrependimento ou ter atitude, queremos destacar uma ferida aberta no coração de Jesus a respeito do Meio Ambiente. Queimadas, poluição da água, maltrato aos animais, desvios de recursos para preservação, desmatamento e falta de consciência... Até quando nossa casa
comum irá suportar tudo isso? E não precisa pensar só em coisas grandes como as mencionadas acima... você recolhe o lixo que está na rua? Recicla? Tem plantado algo? Está reutilizando embalagens? Enfim, o que você tem feito de concreto? Lembre-se que mais do que falar ou publicar vídeos ou textos é preciso atitude!
 
TODOS: Misericordioso Coração de Jesus, perdoe nossos erros diante do tratamento com nossa Casa Comum. Sabemos que o que estamos vivendo não é 
castigo, mas reação de nossas ações. Toda ação tem uma reação... Como queremos um planeta harmônico se o estamos destruindo? Como queremos mudança se não temos atitudes em nossa vida? Senhor ensina-nos o caminho! Amém.

ORAÇÃO FINAL: Pág.: 5

“Agradecemos a você que nos envia doações e pedidos de oração. Sua participação é muito importante! Desculpe pela letra pequena. Reze sempre por nós, pois sempre estamos rezando por você!
Continuemos esta caminhada com fé e devoção!
 



8º DIA – Coração chagado com as ingratidões,
friezas e desprezos com a Educação


 
ORAÇAO INICIAL: Pág.: 4
 
CANTO:  Um coração para amar, pra perdoar e sentir, para chorar e sorrir, ao me criar tu me deste. Um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater, ansioso por entender as coisas que tu disseste. Eis o que eu venho te dar, eis o que eu ponho no altar, toma Senhor, que ele é teu... Meu coração não é meu!

 
REZANDO COM A HISTÓRIA: Neste penúltimo dia, queremos render graças a Deus pelas três obras sociais: Pronoama, Juvenato e Casa do Piá. Pela Escola Irmão Policarpo e Colégio Cristo Rei. Pelas casas de encontros e descanso: CTV, Rancho São José, Chácara Cristo Rei e Casa de Bertioga. Pela nossa sede administrativa em São Paulo e a Casa Geral, em Roma. Muitas são as histórias vividas, muitas vocações e profissionais dado ao mundo! São 200 anos levando o amor de Deus pelo mundo e 75 anos propagando esse amor em terras Brasileiras. Queremos render graças por tantas pessoas que, ao deixarem a vocação de Irmão em nosso Instituto, se tornaram bons sacerdotes, esposos, leigos engajados em sua comunidade. Render graças a Deus pelos Juvenistas de nossos antigos Juvenatos e vocacionados que fizeram uma experiência conosco.

 
PALAVRA DE DEUS: Lucas 6, 36-38
 
BREVE MOMENTO DE SILÊNCIO... O QUE ESTA PALAVRA ME DIZ HOJE?
 
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO: “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor”. (Salmo 27,14)

 
REFLEXÃO PESSOAL OU PARTILHA DA PALAVRA: Ano passado na novena, refletíamos as leituras e salmos proclamadas no sábado santo, onde contam a história da salvação de Gênesis a Jesus Cristo. As leituras este ano estão interligadas àquelas, mas com um toque de “puxão de orelha”. Precisamos disso às vezes. O Senhor quer que aprendamos em sua escola. Como alunos, devemos estar atentos aos ensinamentos e reconhecer que o Mestre é Jesus. Muitas vezes damos valor aos “achismos”, as interpretações de alguns e esquecemos, de fato, da fonte da água viva que é Jesus (lembra da Samaritana?). Na reflexão de hoje, lembremos das ingratidões, friezas e desprezos com a educação. Nossos alunos não respeitam mais os seus professores, as estruturas de ensino são precárias, a falta de interesse e preparo tanto dos professores, alunos e família está cada vez maior. Onde vamos parar? A educação é à base de tudo... Se a base está fraca, tudo desaba!

 
TODOS: Dulcíssimo Coração de Jesus, neste penúltimo dia de novena, quero pedir por todos os alunos que levam a sério seus estudos e por todos os professores que cada dia enfrentam mais e mais dificuldades em sua área. Quero render graças pelos Irmãos que atuam nesta área. Dá perseverança a eles e envia a este Instituto boas e santas vocações.

 
ORAÇÃO FINAL: Pág.: 5
 
Acompanhe a novena e notícias dos irmãos pelo
Site: www.irsc.org.br    -   Facebook/Instagram: Irmão Policarpo

 
 


9º DIA – Coração chagado com as ingratidões,
friezas e desprezos com os Vulneráveis


 
ORAÇAO INICIAL: Pág.: 4
 
CANTO: Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão! Eis que eu vos dou o meu novo mandamento, amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado!

 
REZANDO COM A HISTÓRIA: Queremos neste último dia continuar rendendo graças ao bom Deus, por tantos benfeitores que nos ajudaram e ajudam, a começar pela Província de Granby - Canadá e a vocês que rezam e contribuem com esta novena anual. Por todos os professores e educadores. Por todos os funcionários e funcionárias de nossas comunidades. Por todos os alunos e usuários. Por todos os membros de pastoral e movimento que compartilham conosco a experiência pastoral. Por todos os que fazem cursos em nossas obras. Enfim, queremos render graças ao bom Deus pela vocação de cada irmão. Que os veneráveis Irmão Policarpo e Irmão Norbert, que são nossas referências de santidade, intercedam por nós a Jesus e que mais datas como esta, possamos juntos comemorar! Amado seja em toda a parte o Coração de Jesus!

 
PALAVRA DE DEUS: João 8, 3-11
 
BREVE MOMENTO DE SILÊNCIO... O QUE ESTA PALAVRA ME DIZ HOJE?
 
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo”? (Salmo 27,1)

 
REFLEXÃO PESSOAL OU PARTILHA DA PALAVRA: Chegando ao final da nossa novena queremos lembrar as ingratidões, friezas e desprezos feitos ao Coração de Jesus quando não cuidamos do nosso próximo, da nossa família, dos idosos, dos imigrantes, dos doentes, das nossas amizades, do meio ambiente, da educação e daqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Nada pode passar despercebido aos olhos dos Cristãos. Não se pode anunciar a palavra de consciência tranquila quando muitos estão passando fome, morando na rua, vivendo nos vícios, matando o irmão. Não se pode dizer ser discípulo enquanto minha consciência não me acusa que há irmão sem escola, sem hospital, sem água, luz, internet... Que eu não tenha pedras nas mãos para jogar, mas que minhas mãos estejam vazias para amparar e levantar. Nunca é tarde para recomeçar ou começar algo novo... que neste dia possamos pensar: O que de fato preciso mudar em mim? O que eu posso aprender de novo?

 
TODOS: Ó Bom Jesus, obrigado por me ter dado perseverança de chegar até aqui. Que as palavras rezadas não sejam meras palavras, mas que se transformem em atitudes. Peço perdão pelos meus erros e que ao celebrar seu Sacratíssimo Coração, eu possa estar, de fato, unido a ti. Rezo hoje, também, por todos os Devotos 
que acompanharam esta novena. Atende seus anseios e pedidos, afinal, onde dois ou mais estão reunidos, Tu estás com eles. Amém!
 
ORAÇÃO FINAL: Pág.: 5
 
Como foi a novena este ano? Quais São seus pedidos de oração?
Não se esqueça de nos escrever relatando este momento de fé!
 

Festa do Sagrado Coração


 
Canto do refrão: Coração Santo, Tu reinarás; Tu nosso encanto, sempre serás! 
 
Iniciemos nosso encontro invocando a Santíssima Trindade: Em Nome do Pai... (Pode ser Cantado).   
Vinde Espírito Santo...
 
Queridos Irmãos e Irmãs, que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco!
Bendito seja Deus que nos reuniu no Amor de Cristo.
 
Em alguns instantes apresentemos a Deus nossos pedidos e orações:
Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo.         
Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunhas do teu amor: Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês e pela beatificação dos veneráveis Irmãos Policarpo e Norbert. Amém.
 
PALAVRA DE DEUS: João 20, 26-31
 
BREVE MOMENTO DE SILÊNCIO... volte ao texto e medite cada palavra. Eis aí o Sagrado Coração!
 
Rezar 10 vezes: Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!
 
Oremos: Concedei, ó Deus todo-amoroso, que alegrando-nos com a celebração do Sagrado Coração do Vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, dessa fonte de vida, uma torrente de Graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santos. Amém.
 
Canto do refrão: Coração Santo, Tu reinarás; Tu nosso encanto, sempre serás! 





 
 

Div Sede Provincial
Rua São Vicente de Paulo, 364 . São Paulo-SP
CEP: 01229-010 . Tel (11) 3825-9210
Email: provinciadobrasil@gmail.com
  © 2014 IRSC - Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.