
Os Irmãos do Sagrado Coração no Brasil assume no ano de 1993, tendo como uma de suas prioridades abrirem a segunda obra com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na cidade da Campanha, Minas Gerais, com o objetivo de proporcionar melhores condições de vida, respondendo assim aos seus gritos e buscando viabilizar seus direitos sociais. No dia 17 de maio de 1993 nasce o Pronoama, na época sendo o Irmão José Beraldo o primeiro diretor.
A unidade tem por finalidade a assistência social como instrumento de promoção, defesa e proteção da infância, da adolescência e das famílias, em consonância com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
Com as mudanças na Lei da Assistência Social, o Projeto Pronoama, para se enquadrar nas novas nomenclaturas, muda de nome de Projeto para Centro Social, visando o desenvolvimento da criança e do adolescente, proporcionando um ambiente onde eles possam conviver com os valores da acolhida, amor, respeito, dignidade, lazer e afeto. Tem como objetivo o desenvolvimento das competências de relacionamento interpessoal e da convivência social, prevenção especifica dos que se encontra em situação de vulnerabilidade social e do trabalho infantil e capacitação para exercer atividades que lhes garantam um sustento básico.
Os usuários recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde. Tem como atividades formação humana, psicológica, social, religiosa, aulas de computação, aulas de xadrez, educação física, judô, capoeira, muay thai, tapeçaria, pintura em tecido, sala lúdica, bordado, dança e passeios.
O Centro Social Pronoama funciona de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 16h30 no contra turno social atendendo 180 crianças e adolescentes, na faixa etária de 06 a 15 anos, de ambos os sexos, em regime socioassistencial. Atualmente a unidade conta com uma equipe de 14 educadores.
Atualmente o Centro Social Pronoama é administrado pelos Irmãos do Sagrado Coração, juntamente com uma equipe técnica.
Quer saber mais ou fazer alguma doação? Ligue: (35) 3261-1327
|